Alguns Eventos da A.R.L.A.

( relatório muito sumário e imagens )

3ª Expedição de Comunicações da A.R.L.A.

( em 14, 15 e 16 de Junho de 2001 )

Como ficou escrito no Boletim Informativo de Julho de 2001, num artigo sobre este evento, a estação CQ1T na Ilha de Tavira foi uma experiência fantástica, mas acima de tudo foi um feito considerável e um sucesso para uma pequena associação ainda sem recursos apenas com pouco mais de um ano de existência.

Apesar de todo os cuidados devotados na sua preparação os seus aspectos didácticos foram muito pedagógicos, tendo-se tornado um excelente tubo de ensaio para a organização de actividades desta natureza para todos os que participaram nesta aventura.

O Radioamadorismo
Legislação Aplicável
O que é a A.R.L.A. ?
Estatutos/Regulamentos
Plano de Actividades
Notícias da A.R.L.A.
Os eventos da A.R.L.A.
Secção Técnica Temática
Protecção Civil
Utilidades
Ligações com interesse

Na ilha, foi-nos destinado pela C.M. de Tavira um recinto para a estação próximo do Parque de Campismo ( 37º06.09 N / 07º37.08 W ).

Foi pena que desta vez não tenha ainda havido oportunidade de reunir o material suficiente para podermos dispor de vários locais separados para instalação dos emissores/receptores, como o da foto 2, pois os aparelhos existiam em número suficiente, porém, devido à proximidade das antenas, era impossível trabalharem mais do que dois em simultâneo. Mesmo assim chegaram a estar 3 equipamentos de HF prontos para emitirem ao mesmo tempo.

Excelente foi a possibilidade de termos no acampamento o gerador do João Campos ( CT1EOM ), ( na foto 4 ), que nos permitiu uma autonomia muito grande, sobretudo conjugado com a impressionante fonte de alimentação de energia do Álvaro ( CT2HGU ).

De toda a forma, convém assinalar que mesmo que a frota de baterias de grande capacidade não nos tivessem valido por si ( se fossem o único recurso energético para as 48 horas de emissão ), havia a disponibilidade da Câmara Municipal de Tavira, que nos ajudaria a providenciar solução adequada para esta questão. Através deste apoio, o próprio Parque de Campismo da Ilha de Tavira ter-nos-ia fornecido uma hipótese viável para o consumo de electricidade se tivéssemos necessidade de recorrer ao fornecimento de energia da rede eléctrica local.

Na primeira imagem podemos apreciar os esforços na montagem da única antena horizontal relativamente próxima do local onde se situava o abrigo de campanha para a estação.

A concentração do Tó Zé Guerreiro ( CT1GFK ) é bem patente na segunda foto, tirada durante um dos turnos em que foram feitos os inúmeros contactos em telegrafia todos eles da responsabilidade deste excelente operador.

Simpática mas mais informal foi a secção montada pelo João Campos ( CT1EOM ), que na terceira imagem pode ser visto a afinar o adaptador do seu equipamento à R.O.E. do sistema irradiante. Na sua companhia podemos apreciar o prazer que esta actividade nos deu estampado nos rostos do João Lázaro ( CT2GQL ) e do Álvaro ( CT2HGU ).

A quinta imagem serve para transmitir por um lado a preocupação que foi levada ao extremo para que as antenas se integrassem o mais possível no ambiente e por outro lado a justificação da opção pelas antenas verticais de 1/4 de onda como esta para a faixa dos 20 metros, ( apesar destas antenas usualmente serem pouco escolhidas para efeitos de DX pelas características do diagrama de irradiação ). Na realidade como se pode constactar, foram muito escassos os pontos de apoio com altura certa ou suficiente para antenas horizontais de HF.

Na última imagem podemos ver o nascer do sol do lado da terra algarvia como cenário para os primeiros contactos nos 40 metros da série de encerramento dos trabalhos de campo na manhã do dia 16 de Junho de 2001.

Os Sócios da A.R.L.A. que estiveram presentes na Ilha de Tavira nesta operação foram : Sócio nº4 - Pedro Graça ( CT1ETM ), Sócio nº5 - Miguel Aires ( CT1ETL ), Sócio nº9 - Marco Pessoa ( CT2GVE ), Sócio nº10 - João Campos ( CT1EOM ), Sócio nº14 - João Lázaro ( CT2GQL ) e o Sócio nº17 - Álvaro Nogueira ( CT2GQL ). Não poderíamos nunca deixar de agradecer a ajuda e a participação dos nossos colegas do Algarve DX Group CT1GPQ e CT1GFK.

Desta actividade resultaram 555 contactos registados, ( média de 11 minutos de duração por contacto ), com 51 países ( Estados soberanos ), em 7 faixas de frequências - ( bandas dos 80, 40, 20, 17, 15, 10 e 2 metros ).

 

Regressar à página anterior