Alguns Eventos da A.R.L.A.

( relatório muito sumário e imagens )

2ª Expedição Técnica e de Comunicações da A.R.L.A.

( em 25 de Fevereiro de 2001 )

Esta Expedição segue a continuidade das actividades propostas no plano anual de actividades da Secção de Expedições Rádio da Associação, tendo tido como objectivos preparar uma expedição de maior envergadura para Junho e testar alguns equipamentos para esse efeito. Os objectivos para este acontecimento eram a montagem de uma antena multibanda de ondas curtas ( HF ) para a Junta Regional de Beja do CNE na Barragem do Monte da Rocha e ao mesmo tempo a activação da banda dos 160 metros por parte dos sócios da A.R.L.A.

O Radioamadorismo
Legislação Aplicável
O que é a A.R.L.A. ?
Estatutos/Regulamentos
Plano de Actividades
Notícias da A.R.L.A.
Os eventos da A.R.L.A.
Secção Técnica Temática
Protecção Civil
Utilidades
Ligações com interesse

Quanto ao segundo objectivo, para se evitarem improvisos foram montadas duas estações preparadas para activarem a frequência de 1.845 KHz.

Uma destas estações ficou localizada em Sines ( 37º57.00 N / 08º51.37 W ) e a outra na barragem do Monte da Rocha ( 37º.43.93 N / 08º17.02 W ).

Paralelamente, tal como estava previsto, o grupo da barragem teve como missão principal accionar para os Escuteiros no centro de apoio a actividades de tempos livres do I.P.J. da barragem, uma antena para a estação do Serviço de Amador da Junta Regional de Beja do CNE.

Nos veículos foram usadas em HF antenas verticais helicoidais de carga distribuída com adaptação possível para várias bandas e antenas preparadas para serviço móvel em VHF.

Estiveram presentes alguns sócios em ambos os recintos das operações. Em Sines, ( fotos 1, 5 ), de uma forma activa ou simplesmente como observadores esteve uma considerável equipa, tendo pelo seu número, tornado este evento na mais concorrida actividade de campo realizada até esse dia pela associação. Infelizmente não houve possibilidade de integrar fotografias da segunda equipa em operações na barragem.

Apesar de como sempre nem todas as estações presentes se terem dedicado às comunicações, porém todos sem excepção tiveram um desempenho digno de referência na ajuda preciosa que deram ao desenrolar dos trabalhos, permitindo uma tarde com agradáveis resultados.

Podemos testemunhar o empenho dos Arnaldos ( CT2GUZ e CT2GPJ ) e do Barros ( CT2 HNV ) na montagem de uma das antenas, ( foto 1 ). Na penúltima foto um retracto de conjunto com os nossos colegas Norberto ( CT1UW ), Arnaldo ( CT2GPJ ), João Campos ( CT1EOM ) e Barros ( CT2HNV ).

Na segunda foto é possível termos uma noção do espaço onde se realizou a montagem da enorme antena. Neste marco geodésico foi possível prender um dos ramais da antena para lhe proporcionar a altura necessária em relação ao solo. A fotografia seguinte não dá uma noção dessa altura como seria suposto... mas o que conta é a intenção.

Na fotografias 4 é dado a observar um aspecto do tipo de estação utilizado e a sua montagem dentro do veículo do João Campos ( CT1EOM ).

Na última imagem podemos ver o pôr do sol encantador que se abateu sobre o porto marítimo de Sines e serviu de cenário para o encerramento dos trabalhos de campo num dia ameno de Fevereiro.

Os Sócios da A.R.L.A. que estiveram presentes no terreno distribuídos pelos dois recintos da operação foram : Sócio nº1 Fernando Dinis ( CT1DZ ), Sócio nº2 João Pires ( CT1EYQ ), Sócio nº4 - Pedro Graça ( CT1ETM ), Sócio nº5 - Miguel Aires ( CT1ETL ), Sócio nº6 - José Barros ( CT2HNV ), Sócio nº7 - Arnaldo Costa ( CT2GUZ ), Sócio nº8 - Arnaldo Bandeja ( CT2GPJ ), Sócio nº9 - Marco Pessoa ( CT2GVE ), Sócio nº10 - João Campos ( CT1EOM ) e o Sócio nº17 - Álvaro Nogueira ( CT2GQL ).

 

Regressar à página anterior