Secção Técnica Temática de trabalhos da A.R.L.A.

Artigos de natureza técnica ou histórica

O Futuro da Radiodifusão em Onda Curta

Manifeste a sua opinião neste Fórum Aberto!

[  Carlos Goçalves  - Dezembro de 2003 ]

A situação da chamada radiodifusão internacional, a “DRM”-Digital Radio Mondiale e a nova ameaça à recepção - a transmissão de dados pelas linhas distribuidoras de tensão.  Na edição nº 234 (03 DEZ’03) do boletim electrónico quinzenal DX Window, anexo extra do órgão do DSWCI-Danish Short Wave Club Internacional, o SWN-Short Wave News, o DXista australiano Robert Padula anunciou a criação de um fórum pro-radiodifusão em onda curta.   Eis a tradução do seu artigo no DXWindow nº 234.

Carlos Gonçalves -  Lisboa, 14 de Dezembro de 2003.

O Radioamadorismo
Legislação Aplicável
O que é a A.R.L.A. ?
Estatutos/Regulamentos
Plano de Actividades
Notícias da A.R.L.A.
Os eventos da A.R.L.A.
Secção Técnica Temática
Protecção Civil
Utilidades
Ligações com interesse

Envolvido que estou, há mais de 40 anos, na radiodifusão internacional, tanto no aspecto de “hobby” como a nível profissional, tenho testemunhado a evolução e o crescimento desse meio.  Os avanços tecnológicos coincidiram com a proliferação de potentes transmissores de modulação analógica, dispondo os ouvintes de uma vasta gama de receptores de onda curta, desde os portáteis de baixo custo aos dispendiosos aparelhos de qualidade profissional.

Apesar de tudo isto, parece ser evidente que a radiodifusão em onda curta atravessa momentos difíceis: redução de emissões analógicas e total abandono do meio por parte de um número crescente de operadores.

Actualmente, somos convidados a escutar as estações internacionais através do computador ou a investir somas consideráveis em equipamento que receba as emissões da Digital Radio Mondiale.  Paralelamente, tomamos conhecimento de propostas comerciais no sentido de inundar o espectro radioeléctrico com uma tecnologia que aniquilará a recepção de emissoras nas ondas média e curta - a transmissão de dados pelas linha de distribuição de energia eléctrica.

Em 2003, a Conferência Mundial das Radiocomunicações decidiu não recomendar qualquer ampliação do espectro de OC para radiodifusão, em virtude do reduzido interesse manifestado pela maioria dos operadores.

Neste últimos meses, muitos operadores levaram a cabo ou projectaram redução de emissões, ou propõem mesmo o total abandono dos seus serviços para o exterior, v.g.:

BBC, Voz da América, R. Nederland, Voz da Alemanha, R.Coreia Internacional (Seul), R. Roménia Internacional, R.Noruega, R.Dinamarca, R.Finlândia, HCJB (Equador), R.Suiça Internacional, Voz de Israel, Voz da República Islâmica do Irão, Herald Broadcasting (WSHB, EUA), Voz da Turquia, Voz da Rússia e a Voz do Mediterrâneo (Malta).  Certamente que se lhes seguirão outras estações!

No seio dos clubs DX e grupos de discussão, independentemente da sua envergadura, tem-se discutido muitos dos pontos aqui levantados.  Contudo, são raros os ecos que chegam às emissoras ou realizadores de programas.

De molde a conjugar e aglutinar todos os pontos primordiais desta questão, criei um fórum de acesso público na internet por forma a encorajar todos os que partilhem interesse pela onda curta a enviar comentários construtivos tendo por fim a produção de um Documento Informativo sobre a Radiodifusão em Onda Curta, com os resultados principais, a ser divulgado posteriormente na internet e enviado a todas as partes interessadas.

Julgo ser chegado o momento de a comunidade internacional constituída  pelos ouvintes de radiodifusão em onda curta expressarem um ponto de vista positivo e coordenado e levarem tudo isso ao conhecimento das emissoras, infraestruturas de transmissão, fabricantes de receptores e entidades responsáveis pelos fundos atribuídos às emissoras.

Todos os que enviarem comentários dirigidos a este Fórum receberão uma cópia do Documento Final por correio electrónico.

Este Fórum é público e qualquer um pode aceder a ele e enviar mensagens!   As emissoras também podem participar – se tiverem coragem para o fazer!

Podem visitar o Fórum na ligação http://swfuture.edxp.org.   

Cumpram a vossa parte!

Bob Padula (EDXC-Electronic DX Press), Mount Albert,  Victoria, Austrália, 28 NOV ’03

bobpadula@engradio.org.

____________________________________________

Traduzido por Carlos Gonçalves, 

carlos-relvas@clix.pt

Membro do DSWC-Danish Short Wave Club International, colaborador dos boletins SWN-Short Wave News (DSWCI), DX Window (DSWCI), Ydun’s Page (Dinamamarca, OM e OL), BC-DX (Alemanha).

 

Regressar à página anterior