Secção Técnica Temática de trabalhos da A.R.L.A.

Artigos de natureza técnica ou histórica

O Dia Mundial do Radioamador

[  António Gamito ( CT1CZT ) - Maio de 2002 ]

 

Neste artigo teremos conhecimentos sobre uma data que passou despercebida a muitos radioamadores e que vem carregada de simbolismo.

Esta é a nossa homenagem a todos quantos têm contribuído para que a descoberta e uso das radiocomunicações continuem a ser um privilégio extensível ao cidadão comum.

O Radioamadorismo
Legislação Aplicável
O que é a A.R.L.A. ?
Estatutos/Regulamentos
Plano de Actividades
Notícias da A.R.L.A.
Os eventos da A.R.L.A.
Secção Técnica Temática
Protecção Civil
Utilidades
Ligações com interesse

Comemorou-se no passado dia 18 de Abril de 2002, o Dia Mundial do Radioamador, o qual assinala também o 77º aniversário de um dos mais extraordinários eventos da história do radioamadorismo.

Não é mais um dia mundial de “qualquer coisa”  porque qualquer coisa tem um mundial. É sim o dia em que devem com merecimento ser evocados  os feitos de todos aqueles, curiosos, entusiastas, cientistas e interessados na técnica da telecomunicação, que contribuíram decisivamente para o desenvolvimento das telecomunicações como hoje as conhecemos e utilizamos,  e cujos primórdios  remontam aos primeiros anos do séc. XIX, conforme constam de variadíssimos documentos produzidos ao longo do tempo e que permitem concluir com verdade, que a actividade do radioamadorismo não é coisa recente, podendo-se mesmo ir  ao extremo de o considerar anterior à radiocomunicação.

Embora não se possa referir com exactidão uma data exacta para o seu início, pode-se pelo menos evocar as descobertas e feitos mais significativos dos homens de ciência da época, que mercê do seu engenho e entusiasmo, procuraram de forma contínua a melhoria da técnica radioeléctrica, o que constituiu avulsos mas relevantes contributos para a realidade do radioamadorismo  em particular  e para as telecomunicações em geral.

Entre os muitos contributos incluem-se os de Alessandro Volta, Ampére, Henry, Samuel Morse, Gauss, Weber, Thomas Alva Edison, Maxwel, Hertz, Guglielmo Marconi, Amstrong, Baudot, Gago Coutinho, Ramos Pereira e tantos outros cuja listagem tornaria este artigo infindável.

Apesar de todo um longo e aturado trabalho de estudo e pesquisa durante o séc. XIX, foi só no primeiro quartel do séc. XX que viria a ser final e oficialmente considerada a actividade do radioamadorismo na sequência do estabelecimento de uma comunicação entre duas estações de amador  – na banda dos 100 metros -  uma situada em França e a outra no Conecticut, conforme consta do artigo de David Sumner, secretário da IARU, em Abril de 2000.

Este acontecimento fez com que em breve as comunicações intercontinentais se tornassem um lugar comum entre estações de amador. 

Entretanto o inventor e industrial Hiram Percy Maxim, fundador e presidente da recém nascida ARRL em 14 de Maio de 1914, estando de partida, em viagem privada, para a Europa foi-lhe pedido pelos seus directores que, na sua viagem, representasse a ARRL envidando esforços  no sentido de encorajar a cooperação internacional entre radioamadores. È na sequência desses esforços  que em 12 de Março de 1924, representantes de sete países europeus, Canadá e Estados Unidos se reúnem em Paris e concordam na formação de uma organização internacional de radioamadores.

Dois dias depois, diz K1ZZ, secretário da IARU, foi constituído um comité organizador com o objectivo de trabalhar na formação da proposta organização de radioamadores. Embora com carácter temporário o comité adoptou a designação “The International Amateur Radio Union” (IARU) ou seja; a União Internacional de Radioamadores.

Estavam  assim terminados os trabalhos preliminares para a realização de um congresso sobre o assunto, que viria a ter lugar igualmente em Paris, com início em 14 de Abril de 1925.

Durante esse congresso, que durou quatro dias, foi unanimemente acordada a constituição do secretariado internacional e eleitos os corpos directivos da embrionária IARU  e no dia seguinte, em assembleia restrita, foi assinada pelos representantes de 25 países presentes, a acta do congresso que acabara de criar a actual IARU,. É em homenagem a este acontecimento que a data de 18 de Abril  assinala o  Dia Mundial do Radioamador.

 

Por António Gamito

CT1CZT ex S92VG

 

Regressar à página anterior