ARLA/CLUSTER: pedido de esclarecimento VODAFONE

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 4 de Agosto de 2009 - 21:49:10 WEST


*Carissimos*
*
*
*Respostas da VODAFONE ao meu pedido de esclarecimentos sobre o PLC que vão
utilizar no serviço TVIP*
*
*




Exmo. Senhor  Carlos Mourato,

Em resposta ao e- mail enviado por V. Exa., no dia 27/07/2009,  vimos por
este meio informar que todos os equipamentos disponibilizados pela Vodafone
Portugal, em particular o adaptador PLC, que representa uma entre as várias
soluções disponíveis na instalação do serviço de IPTV, estão em conformidade
com a Directiva de Compatibilidade Electromagnética da União Europeia.

Face ao exposto não é, assim, expectável qualquer tipo de interferência,
sempre que seja instalado de acordo com as melhores práticas e para o fim a
que se destina.

Para mais informações sobre a solução PLC, sugerimos a consulta do website
da Autoridade Nacional de Comunicações - ICP-Anacom em www.anacom.pt

Subscrevemo-nos atenciosamente,

Paula Paredes

  Carlos Mourato para apoiocliente
 mostrar detalhes 3 ago (1 dia atrás)
 Exma Senhora  Paula Paredes
Na realidade isso não vai acontecer. Pode ficar ciente que o sistema de
power line vai trazer problemas à Vodafone, assim como o que o MEO utilizava
trouxe à PT.
 Tambem os PLCs da PT em principio (na realidade a maioria não está de
acordo, depois de analizados nos laboratorios da ANACOM) estavam de acordo
com apenas algumas das normas de compatibilidade electromagnética, mas na
prática vieram a demonstrar severas interferências mesmo a uma distância
considerável, em serviços de radiocomunicações licenciados. Eu próprio fui
vitima dessas interferências que se enquadravam na definição de
interferência severa, de acordo com a definição do RR da ITU, e que impediam
de usar os meus equipamentos de radiocominicações de uma maneira normal. A
ANACOM em vistoria ao problema confirmou a interferência provocada pelo PLC
do MEO, e notificou a PT para resolver o problema da interferência, que
passou pela substituição do sistema por um outro que não PLC. É esta a
compatibilidade electromagnética prometida pelos PLCs. Estou ciente que a
Vodafone, ao escolher usar este sistema, vai ter muitos problemas de
interferências. Eu prórpio se detectar alguma interferência provocada por
esse sistema, seja de quem for, imediatamente notificarei a ANACOM, através
do centro de monitoriação Sul, e a Gestão de Espectro, com vista a que seja
de imediato desligado qualquer sistema interferente.
Por outro lado, e segundo fontes da ANACOM e da própria PT, o MEO não
utilizará mais PLCs, nem substituirá os avariados. Esta sim é uma medida
inteligente.

Cumprimentos
Carlos Mourato



Exmo. Sr. Carlos Mourato,

Para esclarecer a sua questão será necessário que nos indique dois dos
 seguintes dados:

 Nº de Conta
 NIF e Valor da última Factura

 Ao efectuar o envio dos dados solicitados, agradecemos que faça reply a
este
 e-mail.


Para mais esclarecimentos sobre este ou outros assuntos consulte
http://www.vodafone.pt/main/Ajuda/
 <http://www.vodafone.pt/main/Ajuda>



Cumprimentos

Bruno Mourato
Serviço de Apoio a Clientes


Exmos senhores.
Na resposta ao vosso email, não me sinto na obrigação de vos enviar qualquer
dos meus dados pessoais, nem vos pedi qualquer dado. Apenas vos alertei para
o facto de poderem com o vosso serviço de TVIP, e se utilizarem nas
proximidades da minha residência, algum sistema PLC do tipo Home plug,
provocar interferências no sistema de radiocomunicações de HF de que sou
legalmente, e de acordo com as Normas nacionais, Europeias e ITU,
proprietário licenciado. Assim, e de acordo com as normas vigentes quer
ANACOM quer EU, nomeadamente as recomendações constantes da norma ECCREP024,
tudo farei junto das autoridades nacionais, para que de imediato sejam
eliminadas as fontes de interferência nos meus equipamentos, garantindo
desta forma, o estripulado no ponto 2  e 4 da Directiva Comunitária
2004/108/CE, assim como o disposto no Decreto -Lei  192/2000 de 18 de
Agosto, Capítulo II, Secção III. Artigo 16º.

Cumprimentos
Carlos Mourato

Estimado Cliente,

A situação que nos reportou foi recebida e ficou registada com a referência:
* *118820.
Iremos responder ao seu pedido tão breve quanto possível.

Gabinete de Apoio à Qualidade

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