ARLA/CLUSTER: cabo coaxial

antonio matias ct1ffu hotmail.com
Segunda-Feira, 20 de Outubro de 2008 - 21:48:19 WEST


Colega Gomes  Olá.
É por isso é que Todas as antenas  que usam cabo coaxial devem ser alimentadas através de um Balum ( BALance- UNbalance).
Os cabos coaxiais não são balanceados, por isso podem radiar pela malha.
Como a malha está directamente ligada a um dos lados do dipolo, como é fácil de perceber, o comprimento deste pólo, começa no isolador e acaba na fonte a alimentação, ou seja tudo quanto é malha.
Dai que o seu comprimento não afecte a reactância da antena, mas o seu comprimento dá uma leitura de impedância
que varia  no ponto de medida.
Não sei porque carga de agua o colega usa cabo de 75 ohms, mas seja por que razão for, é sempre bom fazer
um choque de RF nos cabos coaxiais.
Isto é um Balun de Corrente com impedância de entrada e saida iguais  1:1
Assim verá bloqueado o efeito e terá uma leitura melhor das características da antena. Uma bobina com 20 espiras em hélice num tubo de PVC de 12cm faz o trabalho.
73’s
Matias




Date: Mon, 20 Oct 2008 21:21:15 +0100From: radiofarol  gmail.comTo: cluster  radio-amador.netSubject: Re: ARLA/CLUSTER: cabo coaxial
Colega Gomes. Se o cabo tem um comprimento igual a 1/4 de onda (vezes o factor de velocidade que é de cerca de 0,66 para o RG59), ou multiplos impares deste comprimento, então fez!. Onde 1/4 de onda em 80m tendo em conta o FV é mais ou menos 13,20m. Este valor  vezes 3, 5, 7 etc, é um transformador de impedancias para 80mZt=SQR (Zin x Zout)  (válido para 1/4 X Fv, ou multiplos impares)SQR = raiz quadradaZt     = impedancia do cabo transformadorZin   = impedancia colocada no lado do geradorZout = impedancia da cargaFv    = factor de velocidade73 de CT4RK
2008/10/20 Gomes <ct1hix  sapo.pt>


Boas
Caros colegas colegas usei um cabo rg59 para fazer uma baixada de antena, já o tenho feito varias vezes, mas desta vez a coisa não correu bem pois junto da antena tenho Z=49 ohm e X=2 e no outro extremo da baixada tenho Z=100 e rectancia continua muito proximo de zero, isto em 3.7 Mhz.
Este valor varia quando vario a frequencia.
Não sei o comprimento do cabo.
Verifiquei continuidade, está ok
Será que sem querer fiz um transformador de impedancia com esta linha de transmissão de 75 ohm???
Como poderei verificar se assim é???
 

73 CT1HIX Gomes
 
 
 
 

Estou utilizando a versão gratuita de SPAMfighter para usuários privados.Foi removido 285 emails de spam até hoje.Os usuários pagantes não têm esta mensagem nos seus emails.Experimente SPAMfighter de graça agora!_______________________________________________CLUSTER mailing listCLUSTER  radio-amador.nethttp://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster-- Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato Sines Save the RadioSpectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve as frequencias derádio. Não use a rede electrica para transmitir dados. O PLC causafortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga nãoao PLC. Proteja o ambiente----------------------------------------------------------- Este e-maildestina-se a fornecer informações de utilidade para os destinatariosreferidos, e não poderá ser considerado SPAM. Se não desejar recebermais informações deste emissor, responda a este mail com -REMOVER- nocampo "ASSUNTO", ou bloqueando o emissor deste mail, nas suasconfigurações de privacidade. Esta mensagem está de acordo com alegislação Europeia sobre o envio de mensagens (Directiva 2000/31/CE doParlamento Europeu; Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).
_________________________________________________________________
Confira vídeos com notícias do NY Times, gols direto do Lance, videocassetadas e muito mais no MSN Video!
http://video.msn.com/?mkt=pt-br
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: /cluster/attachments/20081020/412cc44a/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER