ARLA/CLUSTER: ARBA planeia instalar 2 novos Repetidores D-Star.

CT2HRB ct2hrb ondalivre.com
Quarta-Feira, 15 de Outubro de 2008 - 00:50:18 WEST


Colega Mourato,

Eu sei de tudo isso que disse, pois já ando no VHF desde 1999 e mal de mim se não soubesse essas coisas tão básicas e lógicas.
Também sei que há Amadores bem mais antigos do que eu, que têm décadas deste hobby  e nem um rádio sabem configurar... nem sabem memorizar os repetidores nos transceptores, é preciso pedirem a outros colegas para lhes fazerem o serviço !  Não me inclua nessa "categoria" de Amadores.
 
Eu não pretendo que os repetidores das Canárias passem para outras frequências, porque em Portugal continental todas as frequências de repetidores estão ocupadas com repetidores portugueses, portanto quanto a isso não há nada a fazer.  Eu quero é que os repetidores das Canárias tenham tons porque eles estão sempre com QRM na entrada e ficam a emitir ruído por cima dos nossos. Isso seria fácil de evitar, bastava terem os tons.  É claro que se os amadores das Canárias quiserem fazer QSO nos repetidores deles, teremos que nos aguentar, assim como eles também levam connosco e de que maneira !  Mas eles até usam pouco os repetidores.  Outro facto é nós darmos uma patilhada num repetidor nosso e ouvirmos a resposta de um das canárias fortíssimo e ficamos sem saber se chagamos onde queremos, isso irrita-me mesmo muito...

Espero que agora tenha percebido onde eu queria chegar.

Cumprimentos.

CT2HRB

  ----- Original Message ----- 
  From: Carlos Mourato 
  To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA 
  Sent: Tuesday, October 14, 2008 8:04 PM
  Subject: Re: ARLA/CLUSTER: ARBA planeia instalar 2 novos Repetidores D-Star.


  Pois é colega Miguel!
  Só que o colega está a cair na mesma tentação da ANACOM. Essa historia dos tons de protecção de nada servem se estiverem 2 repetidores no ar na mesma frequencia e ao mesmo tempo.  Para os que julgam que os tons evitam interferencias, aqui fica o meu dito de que nada evitam. Os tons de proteção são apenas e simplesmente uma "chave" de abrir o emissor do repetidor. Quanto ao receptor, entra lá tudo ao molhe!!!!...A unica diferença é que não transmite!...Mas tambem não recebe!!!...Não entende??...Vou explicar com um exemplo prático!...Aqui tenho acesso a varios repetidores continentais na mesma frequencia! Santiago/Lousã, Foia/ Marão, Montejunto/Celorico etc... Imagine o colega que eu quero falar para Coimbra e vou usar o repetidor da Lousã! certo?...Lá vou eu colocar os tons da lousã, e transmitir em 145.100, que é exactamente a frequencia de entrada do repetidor da Lousã, de Santiago, e de Braga. A minha pergunta é:...Quem consegue entrar em Santiago enquanto eu estiver a falar na lousã?...a resposta é simples! ...Ninguem, porque apesar de não colocar Santiago no ar, por via de ter um tom diferente, o meu sinal está lá no receptor do repetidor com 59+muitoosss, porque estou a 10km e em linha de vista. E se estiver boa propagação, se estiverem a usar o de Braga, quando eu sair na lousã, não só bloqueio Santiago, como faço uma "restolheira" do caraças em Braga, podendo mesmo mandar o repetidor de Braga abaixo e cortar algum QSO sem saber, se o meu sinal for mais forte do que o de quem esteja lá a fazer QSO (por exemplo se estiver a operar portátil)...
  Como ve, o uso de tons de protecção não são solução, podendo mesmo ser um problema, se usados sem conhecimentos de como funciona o sistema.
  A solução passa sempre por uma gestão eficiente das frequencias, coisa que não foi de maneira alguma feita. Eu fiz muitas centenas de Km à minha conta, por serras e cabeços, a fazer medidas, para propor um mapa de distribuição de frequencias o mais eficaz possivel e que a todos servisse!...mas o problema é que eu sou apenas eu!...Um radioamador igual a tantos outros, sem expressão nos meios que tomam as decisões!
  Acredito que a assinatura de um qualquer politico, completamente ignorante na matéria, no fundo de um papel emanado pela ANACOM, é bem mais importante do que um estudo decente feito por radioamadores.

  73 de CT4RK




  2008/10/14 CT2HRB <ct2hrb  ondalivre.com>

    Também temos um grande problema que devia ser resolvido rapidamente, é o facto de os repetidores das Ilhas Canárias (em dias de boa propagação) passarem por cima dos nossos porque os espanhóis não há meio de lhes instalarem tons subaudíveis.  Acho que devemos queixar-nos à autoridade espanhola de comunicações para que resolvam o problema.

    Cumprimentos.

    Miguel Silva
    CT2HRB

      ----- Original Message ----- 
      From: Carlos Fonseca - Ct1GFQ 
      To: 'Resumo Noticioso Electrónico ARLA' 
      Sent: Tuesday, October 14, 2008 4:49 PM
      Subject: RE: ARLA/CLUSTER: ARBA planeia instalar 2 novos Repetidores D-Star.


      Não só mas também !



      " Pergunta-se, existe a necessidade de ter dois repetidores no mesmo canal...? "



      Na minha opinião, acho que deveria de haver só e unicamente um repetidor em cada canal. 

      Independentemente de ser em VHF ou em UHF.
      Isto evitava muitos incómodos de estarmos a trabalhar num repetidor que nos chega mais mal, e de repente sermos cilindrados por um repetidor que nos chega bem.



      73's.
      Carlos, Ct1GFQ





      " Não me mande os meus "e-mails" de volta  -  eu já os vi! " 

       Blog: http://carlosfonseca-ct1gfq.blogspot.com/

      Photos: http://www.flickr.com/photos/9018639@N04/ ( New update: 13/Out./2008 )


--------------------------------------------------------------------------

      De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de João Gonçalves Costa
      Enviada: terça-feira, 14 de Outubro de 2008 11:04
      Para: 'Resumo Noticioso Electrónico ARLA'
      Assunto: RE: ARLA/CLUSTER: ARBA planeia instalar 2 novos Repetidores D-Star.



      Caros Colegas,



      Faço minhas as vossas preocupações quanto à atribuição de frequências aos repetidores digitais e sabendo nós que finalmente a ANACOM está a seguir as recomendações da IARU Região I, mais se torna incompreensível.



      Recordo que a IARU Região I,  tem dois principais segmentos atribuídos às comunicações digitais:



      - 438,025 ~ 438,175 MHz; Canais para comunicações digitais em "simplex" com espaçamento de 12,5 kHz.



      - 438,200 ~ 438,525 MHz; Canais para comunicações digitais  para repetidores com espaçamento de 12,5 kHz e com desfasamento de menos 7,6 Mhz entre Tx e Rx.



      Pergunta-se, existe a necessidade de ter dois repetidores no mesmo canal...? quando existem 26 canais disponíveis a 12,5 KHz e 13 a 25 kHz...?



      O mais interessante é que a canalização tanto em VHF como em UHF está desde 2006 feita com espaçamento de 12,5 kHz e só existe um espaçamento de 25 kHz a nível dos repetidores analógicos em UHF pois alguns deste ainda trabalham com desvios de 5kHz, no entanto, mesmo aqui estamos a reutilizar muitos repetidores comerciais onde desde à muitos anos se trabalham com desvios de 2,5kHz compatíveis com canalizações a 12,5 kHz.



      João Costa

      CT1FBF




--------------------------------------------------------------------------

      From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of Carlos Mourato
      Sent: segunda-feira, 13 de Outubro de 2008 23:28
      To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
      Subject: Re: ARLA/CLUSTER: ARBA planeia instalar 2 novos Repetidores D-Star.

      Colega Paulo!

      É claro para todos que apenas a ANACOM tem competencias para atribuir frequencias!...Não somos nós que gerimos o espectro. No entanto, e como se ve, as decisões da ANACOM deixam por vezes muito a desejar, pelo que o assunto da atribuição de frequencias a repetidores e balizas, deveria ser a titulo consultivo, alvo de uma consulta prévia aos amadores. Está provado que existem amadores com bastante competencia na área, e que podiam ser uma mais valia na gestão das frequencias atribuidas pela ANACOM, contribuindo desta forma, para uma eficiente gestão do espectro, e para a minimização das previsiveis interferencias entre repetidores.



      73 de CT4RK

       

      Em 13/10/08, Paulo Mendes <ct2hqt  gmail.com> escreveu: 

      No meu ponto de vista as a atribuição das frequencias deve ser como é ou seja pela ANACOM, no entanto eles deveriam consultar a Entidade que vai comprar os repetidores e sugerir 2 ou 3 opções consuante a disponibilidade. 


       



      2008/10/13 Carlos Mourato <radiofarol  gmail.com> 



        Continuo a não entender porque é que atribuiem frequencias iguais em repetidores quase em linha de vista!!!...Ja não chega a trapalhada que vai existir entre a Arrábida e Coimbra, e temos agora S. Mamede e Arestal...Com as frequencias vagas que ainda existem, é no minimo absurdo!...Porque é que a ANACOM não nos entrega a distribuição de frequencias????....Estou certo que faria-mos um trabalho muito melhor!...Enfim!!!! temos o que merecemos ter, e mais não digo!!!



        73 de CT4RK





         

        Em 13/10/08, João Gonçalves Costa <joao.a.costa  ctt.pt> escreveu: 

          Caros Colegas,

          Conforme informações disponíveis no site da ARBA - Associação de Radioamadores da Beira Alta em: http://www.ct1arb.com/repetidores.htm esta associação planeia instalar a breve prazo Dois repetidores digitais no sistema D-Star, um na Serra do Arestal outro na Serra da Estrela, para os quais já providenciou o seu licenciamento.

          Serão estes os dados dos futuros repetidores:

          Canal: RU680
          Indicativo: CQ0DAR
          TX Repetidor: 438,500 MHz
          RX Repetidor: 430,900 MHz
          Desvio: -7,6 MHz
          Local: Serra do Arestal
          Localização: 40 46 55,55 N / 08 21 24,90 W
          Locator Maidenhead: IN50ts
          Mode: GMSK
          DesEmi: 6K00F7W
          Altitude (ASL): 830m
          Polarização: Omni Vertical
          Responsável: A.R.B.A. - Assiociação de Radioamadores da Beira Alta.

          Canal: RU688
          Indicativo: CQ0DSE
          TX Repetidor: 438,600 MHz
          RX Repetidor: 431,000 MHz
          Desvio: -7,6 MHz
          Local: Serra da Estrela
          Localização: 40 19 17,30 N / 07 36 51,83 W
          Locator Maidenhead: IN60eh
          Mode: GMSK
          DesEmi: 6K00F7W
          Altitude (ASL): 2.000m*
          Polarização: Omni Vertical
          Responsável: A.R.B.A. - Assiociação de Radioamadores da Beira Alta.


          *A real altitude da serra da Estrela, no seu cume, a Torre, é de 1993 m, conforme rectificações introduzidas por medições realizadas pelo Instituto Geográfico do Exército, já surgidas em folha à escala 1:25.000 que editou em 1993 (carta nº. 223). Assim, a altitude correntemente aceite de 1991 m, ainda muito divulgada, deve ser abandonada. Para completar os 2000 m foi construída uma torre de 7 m.(vide in: http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_da_Estrela)

                              _\\|//_
                              ( o o )
          ------------------ooO-(_)-Ooo------------
                               73 de:
          ************************************
          *  CT1FBF / João Gonçalves Costa
          *  QTH Locator : IM58kq
          *  CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37
          *  E-mail and Adress, see in:
          *  www.qrz.com
          *  QSL Card via Eqsl: www.eqsl.cc
          **************************************


          _______________________________________________
          CLUSTER mailing list
          CLUSTER  radio-amador.net
          /cluster/listinfo/cluster




        -- 
        Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato Sines Save the Radio
        Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve as frequencias de
        rádio. Não use a rede electrica para transmitir dados. O PLC causa
        fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não
        ao PLC. Proteja o ambiente
        ----------------------------------------------------------- Este e-mail
        destina-se a fornecer informações de utilidade para os destinatarios
        referidos, e não poderá ser considerado SPAM. Se não desejar receber
        mais informações deste emissor, responda a este mail com -REMOVER- no
        campo "ASSUNTO", ou bloqueando o emissor deste mail, nas suas
        configurações de privacidade. Esta mensagem está de acordo com a
        legislação Europeia sobre o envio de mensagens (Directiva 2000/31/CE do
        Parlamento Europeu; Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu). 
        _______________________________________________
        CLUSTER mailing list
        CLUSTER  radio-amador.net
        /cluster/listinfo/cluster


       


      _______________________________________________
      CLUSTER mailing list
      CLUSTER  radio-amador.net
      /cluster/listinfo/cluster




      -- 
      Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato Sines Save the Radio
      Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve as frequencias de
      rádio. Não use a rede electrica para transmitir dados. O PLC causa
      fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não
      ao PLC. Proteja o ambiente
      ----------------------------------------------------------- Este e-mail
      destina-se a fornecer informações de utilidade para os destinatarios
      referidos, e não poderá ser considerado SPAM. Se não desejar receber
      mais informações deste emissor, responda a este mail com -REMOVER- no
      campo "ASSUNTO", ou bloqueando o emissor deste mail, nas suas
      configurações de privacidade. Esta mensagem está de acordo com a
      legislação Europeia sobre o envio de mensagens (Directiva 2000/31/CE do
      Parlamento Europeu; Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu). 

      __________ Information from ESET NOD32 Antivirus, version of virus signature database 3518 (20081013) __________

      The message was checked by ESET NOD32 Antivirus.

      http://www.eset.com



--------------------------------------------------------------------------


      _______________________________________________
      CLUSTER mailing list
      CLUSTER  radio-amador.net
      /cluster/listinfo/cluster


    _______________________________________________
    CLUSTER mailing list
    CLUSTER  radio-amador.net
    /cluster/listinfo/cluster





  -- 
  Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato Sines Save the Radio
  Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve as frequencias de
  rádio. Não use a rede electrica para transmitir dados. O PLC causa
  fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não
  ao PLC. Proteja o ambiente
  ----------------------------------------------------------- Este e-mail
  destina-se a fornecer informações de utilidade para os destinatarios
  referidos, e não poderá ser considerado SPAM. Se não desejar receber
  mais informações deste emissor, responda a este mail com -REMOVER- no
  campo "ASSUNTO", ou bloqueando o emissor deste mail, nas suas
  configurações de privacidade. Esta mensagem está de acordo com a
  legislação Europeia sobre o envio de mensagens (Directiva 2000/31/CE do
  Parlamento Europeu; Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).



------------------------------------------------------------------------------


  _______________________________________________
  CLUSTER mailing list
  CLUSTER  radio-amador.net
  /cluster/listinfo/cluster
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: /cluster/attachments/20081015/81e8bfc6/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER