RE: ARLA/CLUSTER: Espanha já opera desde o dia 24 de Novembro

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 28 de Novembro de 2007 - 14:18:59 WET


Caro Carlos Mourato(CT4RK),

Como muito bem sabes existe uma GRANDE diferença entre Liberdade e Libertinagem e entre Liberalismo e Anarquia.

Obviamente, que defendo as primeiras e não as segundas, por muito que os conceitos teóricos anarquistas me possam seduzir.

O problema do Radioamadorismo, no começo do século XXI, é qual a formula a adoptar para travar o declino constante no numero de radioamadores existente e como o melhor defender perante outras concorrências e interesses de todo o tipo, a começar pelo comercial de "predação" de espectro.

Se á algo que é um dado adquirido, é quanto menor for o nosso numero mais fácil será acantona-los e posteriormente extingui-los. Como sabes, o espectro radioeléctrico é um bem escasso e facilmente comercializável com lucros consideráveis.

Existem dados objectivos, hoje em dia, que apontam que se nada se fizer o nosso numero será cada vez mais reduzido. Países que nada fizeram vêem o numero que radioamadores declinar, existindo casos de menos de 60% em 10 anos.

Não é por acaso que as mais importantes organizações de radioamadorismo a nível Mundial implementaram legislações mais liberais. Isto não quer dizer que não se devam manter as exigências, só que as de hoje possivelmente já não serão as de ontem.

Todos lamentamos que cada vez existe menos actividade diária, no entanto, defendemos que é preciso criar uma legislação mais restritiva e exigente. Pergunto, é esse o caminho..? Se é esse, vamos por ai.

Como defender o radioamadorismo no século XXI...? Não tenho nenhuma formula mágica, agora de uma coisa eu tenho a certeza, se nada se fizer, cada vez seremos menos e cada vez as tuas chamadas serão menos respondidas.

João Costa
CT1FBF

________________________________

From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of Carlos Mourato
Sent: terça-feira, 27 de Novembro de 2007 19:25
To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Espanha já opera desde o dia 24 de Novembro


Caros colegas
Como disse anteriormente, venho agora reforçar o dito, porque passei mais de 1 hora em 80m e 40m  e de portugueses nem a sombra!...Mas falei!!! contactei com um colega frances pois tá claro!!!....Está em melides de Férias!...Tristeza este radioamadorismo nacional!!!...É preciso vir um F6 para escutar alguem em Portugal!..
.Perante tais factos , e para acabar com ilusões de quem quer muitas frequencias, passo a propor o seguinte:


1ª  Atribuir frequencias fixas em 80m e 40 m, a saber: 3715 KHz para os 80m, e 7070KHz para os 40m.Está provado que estes 2      "canais" chegam perfeitamente para os portugueses. Nem mais 1Hz. Nada de andarem para aí a fazerem-se aos 7200KHz.

2ª   Permitir todas as classes irem aos 20m exclusivamente à frequencia de 14175 KHz, podendo apenas falar com  portugueses       emigrados, e em "laterais". O uso de outras classes de emissão é proibido

3ª    Proibir qualquer tipo de emissão nas demais faixas de HF, especialmente nas bandas onde se escutem amadores de outros          paises. No entanto excepção aos 6645KHz , a conhecida banda dos "Josefs", que pode albergar mais uns tantos        "josés         dos Charutos"

4º   50MHz e 70MHz, 1300MHz e acima,  nem pensar!...Não fazem falta alguma

5ª  Dividir a faixa de 2m em 40 canais. caso a caso podem ser atribuidos 80 canais devendo neste caso dividir-se os mesmos em "altos e baixos"

6ª atribuir ao serviço de amador a actual faixa de UHF dos LPDs a titulo secundário, e as restantes frequencias oferece-las ao TETRA

7ª Proibir qualquer tipo de emissão que não seja em FM e em "laterais"

8ª Só poderão ser usadas antenas tipo "long wire com 10m" e balun magnético. Antenas direcionais e outras complicações serão banidas de qualquer telhado.

9ª Acabar com todas as classes, e abrir tudo a todos, nem que seja aos feirantes do mercado do relógio.

10ª proibir qualquer ferro de soldar junto à estação, porque isso ja não se usa, e os comerciantes precisam de ganhar "guito"

11ª cobrar cada chamada feita através de repetidor, ao mesmo preço do telefone, acrescido de IVA à taxa legal de 21%

12ª Impor um restritivo horário às estações de amador, que não podem transmitir durante os jogos de futebol da selecção, pois podem fazer alguma interferencia na escuta ou visionamento deste importante serviço de utilidade publica que é o futebol.

13ª Adoptar a pratica dos exames por correspondencia, e apenas a titulo excepcional, se o amador teimar em usar alguma vez um ferro de soldar ou fazer algum QSO em CW ou modos digitais.

14ª O uso de  "alfas limas" é apenas autorizado se estes forem ZETAGI ou de outras conceituadas marcas Italianas,

15ª Nunca e nem por sombras alguem poderá usar um equipamento de construção caseira, pois isso é contra os principios do radioamadorismo

16ª Será cobrada uma taxa fixa, acrescida de uma ecotaxa e de 21% de IVA sobre estas taxas, por cada antena que o amador montar no carro, e será cobrada uma taxa de contaminação radioelectrica por cada QSO que o amador fizer, acrescida de uma ecotaxa de poluição herteziana, mais IVA à taxa máxima em vigor.

E pronto!!!...Assim é que vai ser no futuro!!

73 de CT4RK




Em 27/11/07, João Gonçalves Costa < joao.a.costa  ctt.pt <mailto:joao.a.costa  ctt.pt> > escreveu:

        Caro António Matias,

        Não concordando em tudo, sobre historicamente sermos os primeiros, concordo que alguns, entre os quais me incluo, fomos "privilegiados" quanto a alguns avanços significativos, mas desde á 11 anos a esta parte que a nossa "avançada" legislação não é revista, por exemplo..!

        Sobre a questão de em Espanha se terem abandonado até as mais elementares normas do radioamadorismo internacional,recordo-te que desde á alguns anos que o processo legislativo está a ser conduzido, bem ou mal, pela URE com o reconhecimento de todas as outras associações. O que temos verificado são avanços muito significativos, tendo por base as recomendações da IARU região I, isto contra o imobilismo e as promessas vagas do lado de cá da fronteira.

        Alias, para se ter uma ideia, todos nós estamos recordados dos ERROS clamorosos na nossa legislação apontados e várias vezes tentados ser corrigidos e com constantes promessas de o serem facilmente para amanhã.....11 anos.

        Mal a recente legislação espanhola saída em 9/Junho/2006, logo existiriam analises e projectos para a melhorar e corrigir, que se vão implementando quase todos os meses. O que é que se tem passado do lado de cá do quintal...? Temo sinceramente, que o que venha ainda nos vai fazer mais "olhar por cima do muro para o quintal do vizinho e admira-lo constantemente".

        Plenamente de acordo e sempre pronto para "...temos de ser nós a faze-lo, temos de ser nós a protegermo-nos a estimular-mo-nos e trabalhar para ter resultados que sirvam os nossos interesses.", no entanto, estamos a alguns anos á espera que a administração ao menos se digne apresentar, não informalmente, o que pretende, esperando que a nossa opinião possa ser escutada e tida em conta e não sejamos "asfixiado pela burocracia e pela rígida legislação."

        João Costa
        CT1FBF

        ________________________________

        From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto: cluster-bounces  radio-amador.net <mailto:cluster-bounces  radio-amador.net> ] On Behalf Of antonio matias
        Sent: terça-feira, 27 de Novembro de 2007 15:09
        To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
        Subject: RE: ARLA/CLUSTER: Espanha já opera entre os 7, 1~7, 2 MHz e 51,0~52,0 MHz desde o dia 24 de Novembro


        Caros colegas.

        Permitam-me que discorde da vossa opinião em relação ás diferenças entre CT's e EA's.
        è bom lembrar que aqui há poucos anos o radioamadorismo em EA estava completamente asfixiado pela burocracia e pela rigida legislação.
        Hoje passaram do 8 para 80 e abandonaram até as mais elementares normas do radioamadorismo intercional, tal  como as classes, em prejuiso das mais altas, claro está, que isto há que tabelar por cima para agradar a todos.

        Não concordo  e lamento até a posição de desagrado de alguns colegas quando viram as costas a Portugal e estão sempre a "espreitar" por cima do muro, para o lado de lá da fronteira.
        Se acham que isto aqui está tudo mal e que lá é que é bom.... já sabem o que teem a fazer.

        mas só para lembrar que nós em Portugal, até somos dos radioamadores mais previlegiados do mundo vou dar uns exemplos:

        1º Potencia.
        em Portugal é legar usar 1500W de dissipação anodica.  isto significa que não estão em causa ganhos de antenas nem alturas nem  sequer potencia de saida do ultimo amplificador.
        Que eu saiba só em Portugal nos EUA (e neste caso é PEP) é que um amador pode orgulhosamente dizer que está a operar com uma GS35 ou uma 8877.

        2º O ganho da antena, PAR não é norma na maioria das bandas.
        excepto nos 30m e 6m  no entanto  os 500W já são uma potencia bem acima de qualquer outra permitida no estrangeiro.
        Em Portugal um amador pode ter a antena com o ganho que quizer.

        3ºFomos dos primeiros a ter os 50mhz, claro que sempre em regime secundario , mas tambem aqui pioneiros.

        4º Fomos dos primeiros a ter 70mhz , alem dos  paises do Reino Unido, embora com restrições de frequencias, tivemos boas aberturas na potencia e antennas a usar.
        Quando os CT's apareceram nos 70mhz, eniciaram um movimento pela europa de atribuições dos 4m.
        Só apôs o surgimento dos CT's em 4m é que apareceram : SV's, HA's, DL's,I's,IS0's, LX's, 3A's,  etc etc.

        5º 7,100 aos 7,200 tambem aqui fomos dos primeiros da europa  a usar esta banda.
        naturalmente com potencia do emissor de 250W,   tambem aqui fomos previlegiados.

        6º faxa dos 137,5kc já ha´muito disponivel para quem quizer, tambem aqui CT foi dos primeiros a autorizar emissões.
        .


        Este panorama já estava assim ainda em Agosto do ano passado, quando os Espanhois apenas podiam ter 3 Radios. todos com livrete e uma rigides legislativa que asfixiava o hobby.

        Claro que ainda há coisas a fazer para melhorar o Radioamadorismo em Portugal.
        Mas temos de ser nós a faze-lo, temos de ser nós a protegermo-nos a estimular-mo-nos e trabalhar para ter resultados que sirvam os nossos interesses.
        É bom deixarem de olhar por cima do muro para o quintal do vizinho e admira-lo constantemente, nós tambem temos um, que não é pior, temos é de o manter arrumado, não se esqueçam que durante decadas foram os EA a olhar por cima do mura para o lado de cá.
        o que mudou?

        > From: ct2jjb  gmail.com
        > To: cluster  radio-amador.net
        > Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Espanha já opera entre os 7, 1~7,2 MHz e 51,0~52,0 MHz desde o dia 24 de Novembro 2007.
        > Date: Tue, 27 Nov 2007 14:34:19 +0000
        >
        > Os Espanhois estão sempre um passo á frente, em tudo!
        >
        > Estas situações revoltam.
        >
        > É o país que temos, que se é governado por "*********S"....
        >
        > Cada um que preencha os asteriscos que faltam á sua maneira, pois tenho a
        > certeza que está certo.
        >
        > Cumps
        > CT2JJB - Guilherme Pereira
        >
        >
        >
        >
        > From: "João Gonçalves Costa" < joao.a.costa  ctt.pt>
        > To: <ct4dk  mail.telepac.pt>; "'Resumo Noticioso Electrónico ARLA'"
        > < cluster  radio-amador.net <mailto:cluster  radio-amador.net> >
        > Sent: Tuesday, November 27, 2007 1:47 PM
        > Subject: RE: ARLA/CLUSTER: Espanha já opera entre os 7, 1~7,2 MHz e
        > 51,0~52,0 MHz desde o dia 24 de Novembro 2007.
        >
        >
        > Pois é, Prezado Paulo Santos(CT4DK),
        >
        > A grande diferença é que em Espanha o que foi autorizado, o foi para TODOS
        > os radioamadores, pois neste momento não existem classes ou categorias por
        > lá.
        >
        > Em Portugal, e como bem sabes, somente "poderão ser concedidas autorizações
        > para a utilização da faixa 7100-7200 kHz a radioamadores da categoria A.".
        > Assim Espanha, antecipa em mais de UM ano, aquilo que será efectivo "A
        > partir de 29 de Março de 2009, a faixa fica exclusivamente atribuída ao
        > serviço de amador."
        >
        > Quanto aos 50 MHz, nem é bom falar, pois aqui em Portugal estamos
        > restringidos a 500 KHz.....etc, etc, etc.
        >
        > Hoje, escutamos uma noticia em que Portugal está a 13 posições abaixo do
        > desenvolvimento humano de Espanha; temo, que no panorama legislativo
        > radioamadoristico estejamos e venhamos a estar, muitíssimos mais pontos
        > abaixo.
        >
        > João Costa
        > CT1FBF
        >
        > -----Original Message-----
        > From: cluster-bounces  radio-amador.net
        > [mailto: cluster-bounces  radio-amador.net <mailto:cluster-bounces  radio-amador.net> ] On Behalf Of Paulo Santos
        > Sent: terça-feira, 27 de Novembro de 2007 12:39
        > To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
        > Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Espanha já opera entre os 7,1~7,2 MHz e 51,0~52,0
        > MHz desde o dia 24 de Novembro 2007.
        >
        > Viva
        >
        > Eu já opero nos 7,100 aos 7,200 desde que vieram anunciados pela 1ª vez no
        > QNAF da ANACOM com autorização passada pela ANACOM.
        >
        > Paulo Santos, CT4DK
        > João Gonçalves Costa escreveu:
        > >
        > > ----------------------------------------------------------------------
        > > --
        > >
        > > _______________________________________________
        > > CLUSTER mailing list
        > > CLUSTER  radio-amador.net
        > > /cluster/listinfo/cluster </cluster/listinfo/cluster>
        > >
        > >
        > > ----------------------------------------------------------------------
        > > --
        > >
        > > No virus found in this incoming message.
        > > Checked by AVG Free Edition.
        > > Version: 7.5.503 / Virus Database: 269.16.8/1153 - Release Date:
        > > 26-11-2007 21:08
        >
        >
        > _______________________________________________
        > CLUSTER mailing list
        > CLUSTER  radio-amador.net
        > /cluster/listinfo/cluster
        >
        > _______________________________________________
        > CLUSTER mailing list
        > CLUSTER  radio-amador.net
        > /cluster/listinfo/cluster </cluster/listinfo/cluster>
        >
        >
        > _______________________________________________
        > CLUSTER mailing list
        > CLUSTER  radio-amador.net
        > /cluster/listinfo/cluster



        ________________________________

        Conheça o Windows Live Spaces, o site de relacionamentos do Messenger! Crie já o seu! < http://spaces.live.com/signup.aspx <http://spaces.live.com/signup.aspx> >

        _______________________________________________
        CLUSTER mailing list
        CLUSTER  radio-amador.net
        /cluster/listinfo/cluster





--
Best 73 from:
regards from:
CT4RK
Carlos Mourato
Sines

Antes de imprimir este e-mail, pense que estará a gastar papel e tinta. Proteja o ambiente

-----------------------------------------------------------
Este e-mail destina-se a fornecer informações de utilidade para os destinatarios referidos, e não poderá ser considerado SPAM.
Se não desejar receber mais informações deste emissor, responda a este mail com -REMOVER- no campo "ASSUNTO", ou bloqueando o emissor deste mail, nas suas configurações de privacidade.
Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o envio
de mensagens (Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu; Relatório
A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).




Mais informações acerca da lista CLUSTER